
Aimar foi chamado à selecção argentina por Diego Maradona há cerca de uma semana para os jogos cruciais frente ao Peru e ao rival, Uruguai. São dois jogos importantíssimos, na medida em que a Argentina corre o risco de cair num buraco histórico- caso falhe em vencer os dois jogos, a selecção das pampas, muito provavelmente, não irá ao Mundial de Selecções pela primeira vez em muitos anos, e falhará esta competição pela terceira ou quarta vez num período superior a 70(!) anos.
Será de estranhar a chamada de um jogador como Aimar para uma situação tão delicada como esta? Para o adepto mais distraído, e mais receptivo (chamemos-lhe assim) àquilo que lê na comunicação social, com certeza, não haverá. E há fortes razões para uma pessoa comum achar que, de facto, El Mago não foi chamado por acaso: A começar pelo excelente momento de forma em que o jogador se encontra, com exibições a fazer lembrar os seus velhos e gloriosos tempos em que era indiscutivelmente seleccionado; a passar pela mau aura que paira sobre a selecção argentina, a necessitar de alguém com a motivação ao máximo; e a acabar nas debilidades que o sector onde Aimar actua tem apresentado: nem o veterano Verón conseguiu colmatar, nem o génio Riquelme parece disposto a fazê-lo (depois de um desentendimento com Maradona, o jogador do Boca Juniors decidiu retirar-se da selecção do seu país).
Há factos, é certo, que apontam para a chamada de Aimar à selecção argentina. Com essa até acabo por concordar. Mas há consequências que vêm com ela e que me fazem uma "comichão" imensa, e, que, infelizmente, parecem ser crónicas: a imprensa argentina e portuguesa tem, frequentemente, apontado o jogador do Benfica como o novo salvador da pátria. Isto é irritante, porque demonstra o sensacionalismo de que se alimentam jornais... e as (muitas) pessoas que os lêem. No início deste ano, depois de não se ter conseguido afirmar na melhor forma, Aimar era visto como o jogador perdido e carregando o peso dos seus tempos de glória às costas, chegando ao Benfica, alegadamente, à procura de uma "reforma generosa"... agora, vira ídolo.
Será correcto, ou melhor, justo, colocar a fasquia tão alta num só jogador (que é quem é) numa situação de tão-grande responsabilidade? Sim, sabemos da capacidade real de Aimar, e se calhar, ainda nem vimos o máximo dela, mas isso nunca será suficiente para colocar o fato de bombeiro a Aimar, e esperar que ele salve, sozinho, um prédio com grandes probabilidades de ruir.
12 comentários:
Concordo plenamente com a chamada de Aimar à Selecção Argentina. Está em excelente momento de forma (permitam-me os meus colegas benfiquistas, mas é o motor do SLB e a equipa está semi-dependente dele) e há uma data de lesões na selecção. Justifica-se a chamada. Concordo contigo.
Quanto à reacção da imprensa, aquilo que criticas, creio não poder falar muito porque não sou a pessoa mais atenta à imprensa futebolística, mas acho que o sensacionalismo vende, e a situação é propícia. A partir daí...
Benfica semi-dependente de Aimar? Não me parece. Em jogos de carácter mais físico e de predominância de marcações individuais, o Aimar acaba por ficar "anulado", e aí pede-se um jogador com as características de, por exemplo, Carlos Martins. Exemplo melhor não poderia haver do que o jogo contra o Paços de Ferreira, na passada segunda-feira.
Reacção da imprensa: puro exemplo da pequenez.
Concordo plenamente contigo, Machado. É verdade que o Aimar é um jogador importante no Benfica, pois mete toda a equipa a jogar, mas se o Aimar nao tiver colegas de equipa para o ajudarem, ele tambem nao faz grande coisa. Um clube é uma equipa e nao é apenas um jogador que transporta a equipa as costas.
Exactamente. Pena a imprensa e parte do público colocarem esse tipo de pressão e responsabilidade num jogador, constantemente. É injusto para ele.
Por acaso jogou bem, e acabou por ser decisivo com uma assistência e com a dinâmica que trouxe. Mas se tivesse tido o azar de ter uma noite má, tenho a certeza que passaria de besta a bestial do dia para a noite.
aimar deve muito ao benfica. benfica ate ao momento deve nada ao aimar. é justo dize-lo. como será justo dizer que se derem pelo menos 15M€ no final da epoca, será muito mais que bem vendido. aimar e um jogador fabuloso. mas nao é o melhor, nao e indespensável para a próxima epoca. se nem simão o foi, nem joão pinto. será aimar? mas a vender nunca agora, no meio de uma epoca que todos esperamos grandiosa.
Vendê-lo? Se fôr esta época, só mesmo depois de acabar a Liga, porque iria deixar a equipa um pouco desamparada. Apesar do Benfica não estar dependente dele, Aimar revela-se cada vez mais um jogador importante na manobra habitual da equipa, sendo, indiscutivelmente, uma das referências do Benfica.
15 milhões? Até é pouco. Pode ser um jogador "de risco", mas se mantiver esta forma de forma regular, vale bem mais do que essa quantia
Ha que ver que o Aimar ja tem 29 anos. Ja nao se pode considerar novo, mas por menos de 20 Milhoes nao deve ser vendido. Ele ja mostrou que é muito importante no esquema tactico do Benfica e um jogador como estes nao pode ser vendido por uns miseros milhoes.
Lá está, o Aimar é um jogador de risco por ter 29 anos e uma grande propensão a lesões. Mas acho que isso não chega a pesar um milhão no seu valor de mercado.
Num mercado como o actual, e com a crise mais que instalada no futemol mundial, não estou a ver qualuqer clube a dar 0 Milhoes pelo pablito. por isso disse que 15m seria mais que bem vendido, mas claro está, no final da epoca.ninguem e indespensavel,muito menos aimar que so esta bem há cerca de 2 meses para cá.
20M, peço desculpa
As condições não se, de facto, as mais favoráveis, e o Aimar é um jogador de risco. Mas pela influência que exerce na equipa, penso que vendê-lo por menos de 15 milhões, e ao fim desta época desportiva, não seria a opção mais acertada. Como Rui Costa uma vez disse: "Aimar é um projecto de 5 anos". Poderá não acabar a carreira no Benfica, mas duvido que dê outro salto. A dar, já o referi, por menos de 15M não deveria acontecer. O Benfica tem em Di Maria, Luisão (sim, Luisão) ou mesmo Ramires jogadores mais rentáveis e dispensáveis, principalmente após o Mundial.
o aimar é mt importante e é mt giro adoro-o mas ele tb nao é perfeito ...lol...joga no benfica
Enviar um comentário