quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"What now, my love...?"

(irá Portugal emergir como potência mundial?)

Depois da vitória folgada sobre a Hungria, e depois da derrota da Suécia em Copenhaga, ficávamos mais aliviados da preocupação de ir ao Mundial (ou aos playoffs). Ficávamos dependentes de nós mesmos, só precisando de uma vitória sobre a Malta (uma selecção que só havia conquistado, até então, 1 mísero ponto em 9 jogos) em casa.

O jogo aconteceu, e, como esperado, fomos logo confrontados com uma defesa recuada, nunca com menos de 9 jogadores atrás da linha da bola, e com uma concentração tal à entrada da grande área que fazia lembrar uma equipa madeirense que jogou na Luz na primeira jornada do corrente campeonato. Portugal, para ultrapassar esta "muralha", teria que procurar as alas, ou rematar de longe. A primeira solução estava logo limitada com o facto de Miguel Veloso não ser tão capaz em manobras ofensivas e com o problema não tão esperado da exibição do meio-apagado José Bosingwa; a segunda, nem sempre foi bem conseguida. No entanto, Portugal, chegou mesmo à vantagem aos 14 minutos por Nani, afastando quaisquer maus pensamentos de surpresas desagradáveis.
Pensava-se que a partir daí, nos soltaríamos mais, mas acabou por manter-se o mesmo jogo. Uma equipa não recuava, e a outra simplesmente não era capaz de penetrar a muralha.

Chegámos ao intervalo a vencer 2-0, e seria de esperar um pouco melhor na 2ª parte. Algo que acabou por não acontecer, apesar de mais dois golos apontados.
Seria de esperar maior irreverência nas alas, e mais dinâmica de meio-campo perante um jogo com estas características. Prefiro pensar que a exibição de Bosingwa, as limitações ofensivas de Miguel Veloso, o mau momento de forma de Raúl Meireles, o esquema táctico (o 4x3x3 declarado, em vez da espécie de 4x2x3x1 que Queiroz costuma usar) e a ausência de Cristiano Ronaldo desculpam o facto de a selecção não se ter apresentado com o calibre que o Mundo está habituado a ver em nós, e que vamos levar de vencido quem vier (Ucrânia, Bósnia, República da Irlanda ou Eslovénia), fazendo grande campanha, posteriormente, na África do Sul. Mas não tiro os pés do chão.

9 comentários:

Soarez disse...

Concordo. acho que nao deve haver euforias, pra ja. Portugal ainda nao esta apurado e apesar dos 4 golos nao jogaram assim tao bem. raul meireles foi pra esquecer.

prefiro pensar como tu, que imaginar um cenario muito negro ou cor-de-rosa!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MendesMachado disse...

Agora é esperar pelo sorteio, e manter a humildade!

Miguel Coelho disse...

Mesmo com os pés assentes no chão acredito que se Portugal estiver numa grande forma, ou seja, rigor táctico, inspiração, jogadores em grande forma (com CR9 a fazer das suas como faz no Real Madrid) e mais que tudo haja uma grande união entre equipa, adeptos e direcção, iremos muito longe. Não podemos é ver tudo pela negativa como, infelizmente, o tipico português, faz. Portugal joga extremamente bem mas tem o azar de empatar estamos desgraçados, Portugal ganha sem fazer grande exebição está mal, Portugal goleia, é porque a selecção é fraca e... está mal... e já agora despeçam-me, por favor, o Carlos Queiroz ele está mal.

MendesMachado disse...

Claro, nem oito nem oitenta. Mas coerência e consciência, acima de tudo: não creio que haja motivos para alarmismos, nem festejos. CR9 em grande forma é algo que ainda espero ver, assim como uma boa ligação na teia direcção-equipa técnica-jogadores. Assim, acredito termos hipóteses de ir longe!

Rui Cortesao disse...

Portugal goleou a Hungria e Malta, porque ambas sao selecçoes ainda mais fracas que Portugal. Basta apanharem um adversario mais organizado e com uma defesa razoavel e Portugal "ja foi com os caes". CR9 pode ser um grande jogadaor, mas nao é na selecçao. Portugal nao tem equipa para ele, ao contrario do Manchester em que CR9 (na altura CR7) dominava completamente. Portanto, ou Portugal se poe a pau ou entao vai de vela!

Anónimo disse...

Oh Rui Cortesao ta calado!!! O CR9 nao vale nada na seleçao?? E os 22 golos ja marcados, as maravilhosas assistencias??? Claro que ver o CR9 num Real ou num Man Utd nao é a mesma coisa que na selecçao mas mesmo assim para mim ele é dos melhores sempre em campo.
Portugal vai passar na boa pessoal

MendesMachado disse...

É um facto, e concordo em parte com o Cortesão: Cristiano Ronaldo não tem sido na selecção aquilo que é no clube que representa na altura. Tudo bem que há jogadores diferentes e um diferente suporte ao CR7/9 ao qual ele já está habituado mas a partir do momento em que ele é o melhor do mundo, pede-se muito mais do que dependência de outros jogadores... e pede-se muito menos que exigam dependência de alguém como ele.

Portugal irá passar, com certeza, mas não podemos tomar nada como garantido porque o resultado contra a Malta poderá ser um bocado ilusório.

Rui Cortesao disse...

Portugal vai passar na boa vai... Albania o que é isso?? 1-1... Portugal tem que acordar para a vida e fazer-se a estrada. A camisola nao ganha jogos...