
Este álbum ganhou outro significado quando ouvi, triste por não ter comparecido à chamada, online, o concerto deles no Super Bock Super Rock 2007. A "Orion" tocou-me profundamente, principalmente por ser precedida de uma das malhas mais poderosas ("Four Hoursemen") e esta música começar um pouco mais calma. Eles controlaram o público de uma maneira única... não há muitas bandas que se possam dar ao luxo de ter uns fãs tão fiéis como os de Metallica, e que respeitam as "travagens a fundo" (passagem ao instrumental) ao contrário do simplório e comum "sempre a subir" a que nos habituaram outras bandas (do género, ou não). Acreditem que é difícil encontrar "sucessora" à FH numa sequência.
Foi esse mesmo respeito e controlo que me surpreendi com a reacção do público à Master of Puppets. Que ovação!
Felizmente, pude sentir, dois anos mais tarde, na pele, o sangue a subir à cabeça com os primeiros "toques" de Mr. Hammett.
Foi o SBSR'07 que me atirou aos "cães", e fui, pela primeira vez, ouvir o álbum completo. Era semi-iniciado (dois anitos de música pesada) neste tipo de estilo, e fiquei estranhamente entretido com a sonoridade com que fui sendo presenteado. A começar com uma escolha fantástica para "opener", "Battery" começa calma e ameaçadora de uma catástrofe. Prolonga-se por seis minutos, e dá lugar à mítica e poderosa entrada da "Master of Puppets"- conheçam ou não a música, após ouvir "Battery", só faz sentido seguir-se a MoP... é tão natural. "The Thing That Sould Not Be" acaba por acalmar as hostes e a "Sanitarium" consegue complementar na perfeição essa calmaria antes de nova tempestade (simplesmente uma das melhores baladas de sempre no trash metal -performance ao estilo característico de Kirk Hammett), que começa com os acordes electrizantes da ácida Disposable Heroes, que antecede a Lepper Messiah - só esta sequência justificaria o rótulo de obra-prima do trash metal. Somos invadidos, depois, com, provavelmente a melhor música instrumental dos Metallica (quase a par da ...And Justice For All), e acabamos com a Damange Inc, numa mistura de malhas propícias ao moshpit. Alinhamento perfeito.
Trata-se de um álbum de trash metal puro, e cheio de emotividade: pelo facto de ter sido este a rampa de lançamento para o sucesso da maior banda de heavy metal, por ter sido aquele álbum que colocou os Metallica nos big four do trash (juntamente com Anthrax, Slayer e Megadeth), e sobretudo porque foi o último álbum a contar com a presença do virtuoso Cliff Burton - dos melhores baixistas de sempre.
Outro dos álbuns da década de 80. Outro dos tais álbuns da minha vida.
P.S.: Carreguem aqui para ouvir o álbum completo.
*Um dos Tais Álbuns
9 comentários:
Para muitos é o melhor album dos Metallicam, mas eu nao consigo escolher. Um best of com as 100 melhores era um bom album :P Sem duvida que Master Of Puppets é um album imortalizado. Tanto pelas musicas que sao sempre a esgalhar como pelas mais calmas. Sem duvida que Metallica sao a melhor banda de sempre de heavy metal!
Diria mais: Metallica SÃO o heavy metal moderno. A seguir a Black Sabbath e semelhantes, conseguiram dar um novo molde àquilo que o estilo é agora. Este álbum é uma espécie de bíblia do trash metal, não propriamente do estilo heavy metal. Mas a grandeza dos Metallica no HM é sempre algo que convém ser destacado!
"Master, Master... where's the dreams that i've been after?" :D
"Promised only lies!"
METALLICA \m/
MONSTERS OF HEAVY METAL!!!
O album e a banda q me lançaram pra cena metal. excelente escolha.
Discordo contigo:
Kill 'Em All - Thrash Metal
RTL/MOP - Heavy metal com influencias Thrash (aliás, desses albuns tens a Creeping death, a RTL, a Trapped, Mop, Battery e Damage Inc como musicas thrash. O resto é heavy)
AJFA - Heavy Metal Progressivo (e duas musicas thrash, blackened e Dyers)
Metallica - Heavy Metal com Rock pelo meio
Load/reload - Blues Metal, por aí (lol)
St Anger - Nu Metal
Death Magnetic - Heavy Metal com elementos progressivos e também thrash
PS: O cliff não era dos melhores baixistas de sempre. Como compositor era bom, mas como baixista era bastante "normal". O Robert é melhor que ele, o gajo dos primus tambem, qualquer baixista de jazz abafa-o, muitos de metal... Até o baixista dos Led Zeppelin, esse sim, um deus.
PS: procura por Victor Wooten
Andam é ai uns gajos a apontar matriculas, cuidado com eles. andam metidos com a BT(Brigada de Trânsito)
Sem dúvida que o KEA é um álbum com uma sonoridade trash muito mais evidente, mas para aquilo que considero trash metal, o MOP também se insere perfeitamente. É, aliás, das melhores obras que já ouvi do género e das que mais associo ao mesmo.
Cliff Burton tinha rasgos de genialidade, e não os evidenciava apenas nos álbuns. Podes ver no youtube algumas skills dele em estilo livre. Para além disso, não lhe podes negar o carisma- um baixista, como outros elementos de uma banda (que será sempre exposta) não pode ter apenas a técnica como qualidade essencial... mas mesmo nessa, Cliff não falhava e não retiro o que digo. Do género, estava entre os melhores.
De qualquer das maneiras, Jimmy, obrigado por comentares.
Anónimo: é, eles andam aí com o caderninho do Boloni (sabemos do que se fala :)... private jokes).
*especie de private joke
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