terça-feira, 11 de maio de 2010

"Mostra a tua raça (...)"



Podiam alegar que o Benfica venceu a Liga Sagres por ganhar jogos que não merecia ganhar - Leiria, Naval na Luz ou Guimarães; podiam alegar que o Benfica foi superior pelo facto de a Comissão Disciplinar da Liga ter suspendido dois jogadores influentes aos dois concorrentes directos dos encarnados; podiam alegar que o Benfica venceu os jogos que venceu por passar "um terço do campeonato a jogar contra 10"; podiam alegar que o Benfica venceu pelas grandes penalidades que favoreceram a equipa da luz. Podiam, mas não corresponde à verdade: houve jogos em que o Sp. Braga e o FC Porto não mereciam vencer ou empatar, e conquistaram pontos; houve jogos em que o Benfica foi superior e não venceu (Setúbal, Marítimo na Luz); e, mais importante, o Benfica foi superior aos rivais directos em pelo menos um jogo. Já para não falar da resposta dada em, por exemplo, Matosinhos ou na Madeira, locais onde nem FC Porto nem Braga (respectivamente) venceram, e onde o Benfica foi largamente superior.
Aliás, o Benfica foi superior aos seus adversários em qualquer campo excepto em quatro (Dragão, AXA, Bonfim e Olhão). E aí fica, apenas, uma pequena parte da superioridade demonstrada pelo Benfica ao longo da época.

Quanto a mim, mesmo observando o que foi a época 2009/2010 pelas ópticas de Miguel Sousa Tavares, Rui Moreira, Domingos Paciência ou Pinto da Costa, o Benfica foi um campeão incontestável. Não há volta (nem argumentos) possível a dar...

Podem falar de milhões, gastos. Mas eu só vejo as coisas pelos milhões ganhos. Mais precisamente: 1 milhão. O número de adeptos que assistiram à grande temporada do campeão nacional.

0 comentários: