
Peyton Manning- QuarterBack e figura principal dos Indianapolis Colts
Hoje é dia de SuperBowl. Os EUA param, durante cerca de 4 horas para assistir ao jogo que determinará a melhor equipa da época de Futebol Americano. É um daqueles dias em que o consumo e o convívio antigem números apenas comparáveis a épocas festivas como o Natal e Dia de Acção de Graças. Ninguém, mas mesmo ninguém dito normal nos EUA quer perder pitada do que se passará dentro das 100 jardas do Sun Life Stadium.
Tanta importância em redor de um evento desportivo (que ultrapassa, por exemplo, os jogos da nossa selecção em dias de Mundial), até parece mentira e... estúpido. Mas é a bela da verdade.
Quem disputa a 44ª edição do SuperBowl? Isso é algo que assume uma importância relativa para os cidadãos da terra das oportunidades. Eles só querem saber quem ganha, no fim, quem foi a melhor equipa ao longo da época.
Esta mediatização, e esta fascinação por uma final faz-me pensar, e entrar em inevitáveis comparações: uma Taça de Portugal, se não tiver a equipa por quem somos, é dotada desta importância? Um jogo decisivo para o campeonato de futebol mobiliza 8/10 da população nacional?
Encontramos semelhante aderência em qualquer jogo de futebol ou outro desporto cariz nacional na Europa? Não.
Podem criticar quanto quiserem a cultura norte-americana, mas no que toca à organização desportiva e à abordagem ao desporto, eles conseguem bater-nos. E o SuperBowl é a prova gritante disso mesmo. Eu próprio, que acompanho futebol americano desde o início desta época, já acordei a pensar no "Big Game". Não tinha equipa favorita no início, mas hoje torço pelos Colts. Consegui "arranjar" uma equipa por quem puxar freneticamente... mesmo à americano.
E não se enganem. Não é só o comportamento das pessoas relativamente ao desporto: é, também toda a organização em redor do evento; é, sobretudo, a estrutura super-competitiva da National Footbal League.
Custa fazer vénias aos inimigos, mas para os que não conhecem ou não gostam do desporto, não há outra hipótese perante a grandiosidade do SuperBowl.
2 comentários:
Let's Go Colts!
Pena os Colts terem perdido. Apesar de tudo, foi um bom jogo, com toda a grandiosidade do SuperBowl. Houve partes em que tive de fazer fast forward, mas pelo que já vi do jogo, agradou-me.
Enviar um comentário