sábado, 28 de novembro de 2009

"Derby é Derby, e vice-versa" (Mário Jardel)

(capa do livro "Histórias do Benfica x Sporting, Sporting x Benfica")


28 de Novembro de 2009. Para além de se tratar de mais um aniversário da minha querida vizinha (a quem aproveito para dar os sinceros parabéns), joga-se mais um derby.
O Benfica vai a Alvalade com 11 (!) pontos de vantagem, com uma forma de jogar fantástica que põe os benfiquistas mais cépticos com água na boca. Ao contrário do Sporting, que apresenta um histórico 8º lugar à 10º jornada e uma forma de jogar pobre. Jogo de contrastes, dado o passado recente.

No entanto, no passado fim-de-semana, houve sortes diferentes às recentemente encontradas para os velhos rivais: o Sporting bateu uma equipa da III Divisão e seguiu em frente na Taça de Portugal, e o Benfica foi derrotado em casa frente ao Vitória de Guimarães. Foi a primeira derrota do Benfica em casa, e a primeira vitória folgada do Sporting nesta época.
Portanto, dado o passado ainda mais recente que o acima referido, será, tendo em conta as devidas proporções, um jogo de contrastes.

Dizem os experimentados neste tipo de jogos, que costuma ganhar quem pior está. Mas a questão está exactamente aí: quem estará pior? É algo subjectivo. E a minha opinião em relação a esse fenómeno assenta no miticismo. Ganhará quem for melhor dentro do Alvalade XXI das 21:15 às 23:05, ou quem estiver mais motivado durante esse período de tempo... e não quem estiver pior.

Quanto à qualidade técnica, o Benfica apresenta clara vantagem sobre o rival. Já quanto ao elan (como Jesus adora referir), basta referir que o Sporting tem um treinador novo (apesar das exibições do Benfica darem uma motivação natural aos jogadores).
Portanto, decidir quem vencerá será um pouco complicado, porque o Benfica tem as suas ausências no onze (nomeadamente, o patrão da defesa) e alguns condicionados... ao contrário do Sporting, que apenas tem um lesionado "crónico" (Izmailov).

Espero que seja um bom jogo, com muitos golos. E, sobretudo, que haja ausência de fanatismos por parte da imprensa nacional: ganhe uma ou outra equipa, por favor, não falem em prosperidade nem em crise- porque este jogo será apenas e só um jogo (estamos na 11ª jornada, ainda). É um Sporting-Benfica, mas não decide o campeão nacional, nem o vencedor de nenhuma taça.
Nenhuma das equipas merece ser baleada com palavras destrutivas por falta de sorte ou inspiração.

8 comentários:

Cris disse...

2-2: Liedson (2); Sidnei e Javi García

Antunes disse...

O facto de o sporting não estar só condicionado por izmailov, mas tambem por tonel(titular na defesa)e Djaló(titular na fente de ataque). por outro lado o sporting em relação a ter um novo treinador, pode ter a desvantagem de nao ter acomodado os seus novos metodos, é verdade, mas tambem tem a particularidade de as equipas adversárias (nomeadamente o benfica) nao saberem qual o sistema e qual o estilo que o sporting vai adoptar. e sejamos sinceros, carvalhal deve estar mais do que avisado da forma e maneira de o benfica de JJ actuar. no entanto tambem sei, que a qualidade dos jogadores do benfica e superior, e tem grandes individualidades que podem resolver e até somos bons em lances de bola parada. Aí a minha previsão.
0/2: CARDOZO/DAVID LUIZ

Anónimo disse...

muitos pontos de vista...
muitas tretas...

para mim tudo se resume a isto "cardozo está com fome de golos".
Penso que todos sabemos o que isto quer dizer!

MendesMachado disse...

Cris: 0-3- Cardozo (2) e Fábio Coentrão

Antunes: Tonel não desfalcaria tanto a equipa, porque Carriço voltou, e o nível exibicional do primeiro, pelo menos do meu ponto de vista, tem sido muito pobre.
Sem dúvida que o efeito da chicotada psicológica será algo a ter em conta no que toca, como referiste, à imprevisibilidade do sistema utilizado por Carvalhal; e, também pela motivação dos jogadores.

Anónimo: não seria tão crítico quanto ao comentário de quem comenta de boa vontade. Pontos de vista são sempre aceites, desde que sejam fundamentados.

Obrigado a todos pelos comentários.

Joseph Pina disse...

ninguém acertou eheh. 0-0 pareceu-me justo

antunes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MendesMachado disse...

Comentário de antunes:
e acho que o anónimo que me criticou, havia era de ir para a P*** QUE O PARIU, MAIS O SEU VALENTE PAR DE CORNOS. é que aquilo é um comentário tipíco de um grande FILHO DE UMA GANDA P***, QUE HAVIA DE SER EN**BADO A SANGUE FRIO.

MendesMachado disse...

Peço desculpa, mas linguagem deste tipo não pode ser tolerada num blogue cujo conteúdo é da minha responsabilidade.